Excelmax Soluções e Controles: março 2011

quarta-feira, março 30, 2011

DashBoards: Começando a Entender ...


    Como mencionado na postagem anterior: Introducao: Dashboards em Excel, precisamos conhecer os diversos recursos que o Excel possui para que possamos elaborar um DashBoard.

    Nesta postagem, estarei abordando alguns recursos que nos ajudam a consolidar dados que servirão para a elaboração de dashboards.

sábado, março 26, 2011

Introdução: DashBoards em Excel


    Através dos Dashboards conseguimos resumir grandes volumes de dados de forma precisa, podendo apresentar uma grande variedade de resultados em apenas um único local.

    Com isso, gestores e analistas podem comparar resultados e então, tomar melhores decisões, pois podem ter uma visão mais acurada e rápida da situação de partes ou do todo da empresa.

    Os dashboards enfatizam facilmente áreas onde a performance pode estar deixando a desejar.

sexta-feira, março 25, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte V

Com esta postagem, dou por encerrado esta série (simples) de postagens sobre “Criar um Cadastro no Excel com VBA”. Com certeza mais a frente, retomarei sobre este assunto, abordando outras situações que envolvam macros. Com o material disposto na série, já é possível, com determinação e bastante estudo, conseguir evoluir e criar o seu próprio cadastro.  nesta postagem é a parte de inclusão e alteração de itens na base de dados. Este exemplo, comparando com os anteriores, sofreu pequenas alterações para um melhor entendimento.

domingo, março 20, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte IV


    Após uma breve recapitulação das três primeiras postagens da série "Criar um Cadastro no Excel com VBA", vou dar continuidade explicando como fazer para consultar os itens cadastrados através do nome do produto.


    Esta etapa é relativamente fácil de entender e serve como base para aplicar a funcionalidade aos botões: Incluir, Alterar e Excluir.
   


quinta-feira, março 17, 2011

Recapitulando: Criar um Cadastro no Excel com VBA

    Nas 03 primeiras postagens abordando o assunto do título desta postagem, expliquei partes importantes que devem ser observadas na elaborção de um aplicativo no Excel utilizando o VBA.

    Veja um breve resumo de cada uma delas:


quarta-feira, março 16, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte III

    Esta postagem dará continuidade a série: 'Criar um Cadastro no Excel com VBA'. As postagens anteriores que abordam este assunto podem ser acessadas nos links a seguir:
    Na caixa de cadastro que será acessada, precisamos fazer com que alguns dos objetos sejam preenchidos de forma automática.

quinta-feira, março 10, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte II




Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte II


Na postagem anterior: Criar um Cadastro no Excel com VBA, iniciei a explicação para criar uma macro para cadastro.
    Nesta 2ª etapa, vou dar continuidade mostrando algumas configurações que devem ser feitas no userforme e nos objetos contidos nele.
    A figura abaixo, apresenta algumas alterações que devem ser feitas em cada objeto para que a macro funcione.
    
A primeira coisa a ser feita é dar um nome ao Userform (caixa de cadastro/formulário):

sábado, março 05, 2011

Minigráficos com Fórmula e Formatação

    MINIGRÁFICOS: Na postagem anterior: Minigráficos no excel 2010, vimos a utilização desta nova ferramenta no Excel 2010. Nesta postagem, vou demonstrar como fazer minigráficos nas versões anteriores ao Excel 2010 com a utilização de Fórmula e Formatação.

    
   
    A figura ao lado mostra o resultado da aplicação de Fórmulas e Formatação nas células que apresentam os Minigráficos.

terça-feira, março 01, 2011

Excel: 2003 ... 2007 e agora ... Excel 2010 !!!


    Para quem gosta de utilizar o Excel, com certeza a grande mudança que houve da 'versão 2003' para a 'versão 2007' foi muito bem vinda. Além do novo layout trazendo mais facilidade no uso de muitas das funcionalidades, trouxe muitas melhorias em gráficos, formatações, novas funções, mais praticidade na classificação, nos filtros e, em especial na tabela dinâmica, além de outras melhorias que, com certeza todos aprovaram.
    

     Logo em seguida, sai a versão 2010 que, não trouxe tantas mudanças como na anterior porém, trouxe mudanças e/ou melhorias significativas.