Através dos Dashboards conseguimos resumir grandes volumes de dados de forma precisa, podendo apresentar uma grande variedade de resultados em apenas um único local.
Com isso, gestores e analistas podem comparar resultados e então, tomar melhores decisões, pois podem ter uma visão mais acurada e rápida da situação de partes ou do todo da empresa.
Os dashboards enfatizam facilmente áreas onde a performance pode estar deixando a desejar.
Com apenas um clique é possível comparar datas diferentes, setores, unidades (matriz/filiais), empresas diferentes e tomar decisões a respeito delas rapidamente, sem a necessidade de checar grande quantidade de relatórios, abrir arquivos e mais arquivos de Excel, entre outros.
O objetivo pelo qual estarei escrevendo esta série de postagens é oferecer ferramentas, dicas e técnicas para se construir dashboards com o Excel.
O objetivo pelo qual estarei escrevendo esta série de postagens é oferecer ferramentas, dicas e técnicas para se construir dashboards com o Excel.
Para que possamos criar dashboards, ou melhor, dashboards de qualidade com informações confiaveis, através do Excel, precisamos conhecer a fundo diversas ferramentas:
- Consolidar dados através de fórmulas (Para isso, precisamos conhecer o maior número de funções do Excel);
- Elaborar diversos tipos de gráficos e/ou minigráficos (tendo em mente qual tipo de gráfico se adapta melhor a determinada situação);
- Elaborar tabelas de dados (mais uma vez, através das diversas fun'~coes do Excel e raciocínio lógico);
- Segmentação de dados (novo recursos diponível na versão 2010 do Excel);
- Suplemento PowerPivot (novo recursos diponível na versão 2010 do Excel que pode ser baixado gratuitamente de alguns sites (Download: PowerPivot));
- Formatar as tabelas de dados forma adequada e com bom visual através dos formatos convencionais e formatação condicional;
- Inserir e configurar figuras, fotos, mapas e outros recursos visuais;
- Combinar fontes e cores tanto em tabelas como em gráficos;
- Inserir validação de dados em determinadas células;
- Inserir e configurar objetos para filtros e/ou seleção de dados (Guia Desenvolvedor do Excel 2007/2010);
- Entre outros recursos e ferramentas disponíveis no Excel.
Estarei abordando em partes (série de postagens) cada um dos pontos mencionados.
Fique atento às próximas postagens e acompanhe a todas elas para que possa conhecer e entender os vários recursos, ferramentas e técnicas que permitem a elaboração de DashBoards.
Com o tempo, conhecimento e criatividade, você será capaz de elaborar dashboards de excelente qualidade tanto nas informações apresentadas como no visual.
Qualquer sugestão ou dúvida, pode ser postada nos comentários de cada postagem.
Muito bom
ResponderExcluir