Minigráficos com Fórmula e Formatação | Excelmax Soluções e Controles

sábado, março 05, 2011

Minigráficos com Fórmula e Formatação

    MINIGRÁFICOS: Na postagem anterior: Minigráficos no excel 2010, vimos a utilização desta nova ferramenta no Excel 2010. Nesta postagem, vou demonstrar como fazer minigráficos nas versões anteriores ao Excel 2010 com a utilização de Fórmula e Formatação.

    
   
    A figura ao lado mostra o resultado da aplicação de Fórmulas e Formatação nas células que apresentam os Minigráficos.


   
    Note, na figura ao lado, que o resultado do Minigráficos que o Excel 2010 apresenta é muito parecido com o gráfico feito com fórmula e formatação conforme a figura anterior. 

  


    Para que o Minigráfico seja formado, primeiro devemos criar a fórmula com algumas funções conforme vemos na figura abaixo. A mesma fórmula é aplicada nas outras células que fazem um link com os valores de cada linha a ser demonstrado no Minigráfico.


    O que faz cada função utilizada na fórmula:
  • REPT: Repete o caracter "█" o número de vezes que resulta do cálculo do valor da célula, menos o menor valor (MÍN) da linha, dividido por 10 + o n° 1.
  • CARACT: Esta função, quando utilizada com o n° 10, retorna uma quebra de linha.
    Após digitar a fórmula, devemos aplicar a formatação para que as colunas sejam apresentadas na vertical para formar o Minigráfico de barras: aplicamos o controle de texto 'Quebrar texto automaticamente' e orientação em 90 graus. Observe a figura abaixo.





    Através do link abaixo, pode ser feito o download da planilha com o exemplo. Observe que o arquivo deve ser aberto com o Excel 2010 para que possa ser visualizado o recurso Minigráfico do Excel 2010. O gráfico com a fórmula e formatação funciona em qualquer versão do Excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari