Criar um Cadastro no Excel com VBA | Excelmax Soluções e Controles

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA

Criar um Cadastro no Excel com VBA

excel, vba, cadastro, macroTenho percebido em minhas pesquisas e análises estatísticas do Blog (ExcelMax® Soluções) que há uma grande procura por macros/vba no Excel.
Muitos não conhecem e querem aprender. Outros, já tem uma boa noção e querem aprimorar este conhecimento. Outros, já sabem muito, mas, todo bom estudante sempre quer aprender mais, assim como eu, que também sempre estou estudando.

A partir desta postagem, de uma série de outras, estarei passando orientações, passo a passo, de como criar um cadastro, que no meu ponto de vista, é um um bom exemplo para iniciar a aprender a trabalhar com VBA/macros no Excel.

A primeira coisa a fazer é criar uma pequena 'base de dados'. Isso deve ser feito para que possamos criar as telas de acordo com cada campo (coluna) da base de dados. A figura abaixo, apresenta os dados que vamos utilizar como exemplo.
excel, vba, cadastro, macro, tabela, dados

Com a base de dados criada: Podemos criar a tela no VBA que servirá para fazer os lançamentos de novos itens. Abaixo vemos a figura que mostra a tela de lançamentos que foi criada no VBA
excel, vba, cadastro, macro, formulário, userform, textbox, label, combobox, listview
Nesta tela devem ser feitas várias configurações para que cada objeto da tela funcione.

Na próxima postagem estarei explicando como fazer para configurar cada objeto: campos, botões, labels, etc ...

Até a próxima!


Um comentário:

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari