Simplicidade para entender o Excel e suas Funções | Excelmax Soluções e Controles

quinta-feira, setembro 04, 2014

Simplicidade para entender o Excel e suas Funções

Entenda o Excel e suas Funções

funções, fórmulas, excel, engenharia, criatividade

As funções do Excel são tão poderosas, quer sejam utilizadas isoladamente ou em conjunto. Muitas funções podem ser utilizadas para inúmeras situações e, muitas vezes, para situações bem diferentes umas das outras. Isso depende de muitos fatores mas, o que considero o mais importante é a criatividade.


Se observarmos as funções por 'Categoria', nos surpreenderemos pela quantidade que existe e, que talvez, nunca tenhamos utilizado ou nem sequer visto algumas delas. Na realidade, algumas funções podem nunca ser utilizadas por algumas pessoas pois, existem funções para áreas específicas como, por exemplo: Engenharia.

pergunte, pergunta, excel, entendaA Pergunta é ...

Porque algumas pessoas não conseguem utilizar e/ou aproveitar o máximo possível das funções ou do que elas podem oferecer?
O ponto é: as pessoas tentam decorar a aplicação da função e não, o que realmente é importante, entender o que cada função faz, sua sintaxe o porque dela existir.

Ao entendermos sobre a função passaremos a saber o momento certo de utilizar determinada função ou não. Muitas vezes insistimos em utilizar determinada função quando, na realidade, existe algo pronto e bem melhor: outra função que faz exatamente aquilo que se deseja e, de uma maneira muito mais simples.

O que fazer ...

Bem, com mencionado acima, o ponto é conhecer o Excel e suas Funções como se conhece um amigo. Podemos fazer uma analogia:
Um Amigo nos ajuda tanto nas horas boas como nas horas difíceis. O Excel também é assim: nos ajuda em tarefas do dia-a-dia, para que as coisas decoram com tranquilidade e, quando nos apuramos em determinados dias com tarefas mais difíceis ou que sejam de urgência, nos ajuda a resolver de maneira rápida e, o mais importante, sem reclamar.
Quando conhecemos alguém e passamos tempo com esta pessoa, passamos a nos conhecer melhor e como consequência, nos tornamos amigos e nos ajudamos. Para podermos contar com a ajuda do Excel e de suas Funções, precisamos conhecê-lo e, então, como amigos, ele nos ajudará.

Como utilizar o Excel e suas Funções e ter bons resultados ... 

Simples !!! Podemos agir como se estivéssemos conversando com um amigo. Por exemplo: veja como podemos utilizar a função 'SE' do Excel
Vamos imaginar que temos uma coluna (coluna 'A') com números positivos e negativos. Precisamos colocar na coluna ao lado, coluna 'B', a letra 'X' quando o número for positivo e deixar a célula em branco quando o número for negativo
Para entender um pouco melhor, vamos lembrar da sintaxe da função 'SE':
       = SE ( teste_lógico ; valor_se_verdadeiro ; valor_se_falso )
               - teste_lógico: fazer uma pergunta ao Excel
               - valor_se_verdadeirovalor a ser retornado se a resposta for verdadeira
               - valor_se_falso valor a ser retornado se a resposta for falsa

dialogo, diálogo, excel, amigosAgora, voltamos ao raciocínio anterior, ou seja, vamos conversar com o Excel.
Digitamos o sinal de igual (=) para iniciarmos a inclusão da função ou, para iniciarmos nosso diálogo com o Excel. Quando fazemos isso, digitamos o sinal de '=', é como se chamássemos a atenção do Excel (e podem ter certeza: ele houve). Observe o diálogo:
Olha Excel, eu quero que você verifique neste endereço (a coluna ao lado esquerdo de onde estou inserindo a função) e 'SE' o valor contido ali for 'positivo', retorne a letra 'X" caso contrário, ou seja, se o valor for 'negativo', retorne a célula em branco (vazia). Pressionamos a tecla 'Enter' para encerramos nosso breve diálogo.
Simples não !!! Algo parecido acontece com as outras funções. Em alguns casos o diálogo é mais longo e, em outros, o diálogo é muito breve.

Quando passamos a entender melhor como o Excel trabalha e como suas funções funcionam, passamos a ter diálogos mais longos ou seja, podemos criar funções mais complexas unindo duas ou mais funções ou trabalhando com elas a um nível mais avançado.

Em outras matérias estarei trazendo mais informações de como você deve e pode agir com o Excel para que seu aprendizado evolua a um nível mais elevado e numa velocidade maior. Também estarei trazendo exemplos claros e práticos para mostrar que isso é possível.

Fique atendo às próximas publicações.
Compartilhe com seus amigos e vamos, assim como eu já faço, fazer essa nova amizade com o Excel.
abraço, amigo, excel
Professor e Consultor Ivair Claudio Ferrari.
Excelmax Soluções e Controlsete Soluções.

3 comentários:

  1. Ta aí uma visão que não tinha. Gostei da abordagem.
    Parabéns pelas matérias.

    Marcos Tessa - SP

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela abordagem! Realmente as funções são poderosas e o entendimento das suas características as tornam mais poderosas ainda, pois a junção correta de várias funções em uma formula permite inúmeras possibilidades.

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari