Teclas de Atalhos - agilizam seu trabalho no Excel | Excelmax Soluções e Controles

sábado, novembro 19, 2011

Teclas de Atalhos - agilizam seu trabalho no Excel

    Sempre digo que quando aprendemos (realmente) a utilizar as teclas de atalho é como quando dirigimos um automóvel: "quando dirigimos um automóvel, já há algum tempo, não precisamos pensar para trocar de marcha, acelerar ou frear, ouvir o som que está ligado, pensar em sua família e assim por diante. Da mesma forma, quando utilizamos o Excel a algum tempo e, de certa forma, dominamos a utilização das teclas de atalho, não precisamos pensar muito em qual ou em qual o momento vamos utilizá-las".

    As teclas de atalhos são muito úteis pois agilizam em muito nossas atividades. 

    Abaixo, tabelas com algumas das teclas mais utilizadas:

Teclas de atalho - combinação com CTRL

Tecla
Descrição
CTRL+SHIFT+~
Aplica o formato de número Geral.
CTRL+SHIFT+$
Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)
CTRL+SHIFT+%
Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.
CTRL+SHIFT+#
Aplica o formato Data com dia, mês e ano.
CTRL+SHIFT+@
Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.
CTRL+SHIFT+!
Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos.
CTRL+SHIFT+*
Seleciona a região atual em torno da célula ativa.
CTRL+SHIFT+:
Insere a hora atual.
CTRL+SHIFT+Mais (+)
Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco.
CTRL+Menos (-)
Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.
CTRL+;
Insere a data atual.
CTRL+1
Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.
CTRL+2
Aplica ou remove formatação em negrito.
CTRL+3
Aplica ou remove formatação em itálico.
CTRL+4
Aplica ou remove sublinhado.
CTRL+5
Aplica ou remove tachado.
CTRL+6
Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.
CTRL+9
Oculta as linhas selecionadas.
CTRL+0
Oculta as colunas selecionadas.
CTRL+N
Aplica ou remove formatação em negrito.
CTRL+C
Copia as células selecionadas.
CTRL+D
Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula.
CTRL+I
Aplica ou remove formatação em itálico.
CTRL+K
Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink.
CTRL+O
Cria uma nova pasta de trabalho em branco
CTRL+A
Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo.
CTRL+P
Exibe a caixa de diálogo Imprimir.
CTRL+B
Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.
CTRL+S
Aplica ou remove sublinhado.
CTRL+V
Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção.
CTRL+X
Recorta as células selecionadas.
CTRL+Z
Usa o comando Desfazer para reverter o último comando
CTRL+Seta para baixo, cima, esquerda ou direita)
Desloca a seleção para a célula ativa na direção escolhida até encontrar uma célula vazia.
CTRL+Shift+Seta para baixo, cima, esquerda ou direita)
Seleciona o intervalo para a direção escolhida até encontrar uma célula vazia.


Teclas de função: F1 ... F12:

Tecla
Descrição
F1
Exibe a Ajuda do Microsoft Office Excel.
CTRL+F1 exibe ou oculta a Faixa de Opções.
ALT+F1 cria um gráfico dos dados no intervalo atual.
ALT+SHIFT+F1 insere uma nova planilha.
F2
Edita a célula ativa. 
SHIFT+F2 adiciona ou edita um comentário de célula.
CTRL+F2 exibe a janela Visualizar Impressão.
F3
Exibe a caixa de diálogo Colar Nome.
SHIFT+F3 exibe a caixa de diálogo Inserir Função.
F4
Repete o último comando ou ação.
CTRL+F4 fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.
F5
Exibe a caixa de diálogo Ir para.
F6
Alterna entre a planilha, a Faixa de Opções, o painel de tarefas e os controles de zoom. Em uma planilha que foi dividida (menu Exibir, comando Gerenciar Esta Janela, Congelar Painéis, Dividir Janela), F6 inclui os painéis divididos ao alternar entre painéis e a área da Faixa de Opções.
F7
Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia para verificar a ortografia na planilha ativa ou no intervalo selecionado.
F8
Ativa ou desativa o modo estendido. Nesse modo, Seleção Estendida aparece na linha de status e as teclas de direção estendem a seleção.
SHIFT+F8 permite adicionar uma célula não adjacente ou um intervalo a uma seleção de células, utilizando as teclas de direção.
CTRL+F8 executa o comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de trabalho), quando uma pasta de trabalho não está maximizada.
ALT+F8 exibe a caixa de diálogo Macro para criar, executar, editar ou excluir uma macro.
F9
Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas.
SHIFT+F9 calcula a planilha ativa.
F10
Ativa e desativa as dicas de tecla.
SHIFT+F10 exibe o menu de atalho para um item selecionado.
F11
Cria um gráfico dos dados no intervalo selecionado.
SHIFT+F11 insere uma nova planilha.
ALT+F11 abre o Editor do Microsoft Visual Basic, no qual você pode criar uma macro utilizando o VBA (Visual Basic for Applications).
F12
Exibe a caixa de diálogo Salvar Como.


    Utilize as teclas de atalho. Com certeza sua produtividade aumentará.

    Obrigado! e até a próxima.
    Ivair Claudio Ferrari.


Sobre o autor: Ivair Ferrari é Certificado: Microsoft Office Excel Specialist; Consultoria e Desenvolvimento de Soluções e Softwares em Excel/VBA, Bancos de dados Access, Firebird, Oracle, Interação com SAP/R3 e Treinamentos In-Company. YouTube | Facebook | LinkedIn | Twitter | Google Plus

Um comentário :

  1. Sou fã de utilizar teclas de atalhos.
    Não conhecia algumas delas. Gostei.

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Ivair Claudio Ferrari

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