Sempre digo que quando aprendemos (realmente) a utilizar as teclas de atalho é como quando dirigimos um automóvel: "quando dirigimos um automóvel, já há algum tempo, não precisamos pensar para trocar de marcha, acelerar ou frear, ouvir o som que está ligado, pensar em sua família e assim por diante. Da mesma forma, quando utilizamos o Excel a algum tempo e, de certa forma, dominamos a utilização das teclas de atalho, não precisamos pensar muito em qual ou em qual o momento vamos utilizá-las".
As teclas de atalhos são muito úteis pois agilizam em muito nossas atividades.
Abaixo, tabelas com algumas das teclas mais utilizadas:
Tecla
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Descrição
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CTRL+SHIFT+~
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Aplica o formato de
número Geral.
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CTRL+SHIFT+$
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Aplica o formato
Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)
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CTRL+SHIFT+%
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Aplica o formato
Porcentagem sem casas decimais.
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CTRL+SHIFT+#
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Aplica o formato
Data com dia, mês e ano.
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CTRL+SHIFT+@
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Aplica o formato
Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.
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CTRL+SHIFT+!
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Aplica o formato
Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para
valores negativos.
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CTRL+SHIFT+*
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Seleciona a região
atual em torno da célula ativa.
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CTRL+SHIFT+:
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Insere a hora atual.
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CTRL+SHIFT+Mais (+)
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Exibe a caixa de
diálogo Inserir para inserir células em branco.
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CTRL+Menos (-)
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Exibe a caixa de
diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.
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CTRL+;
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Insere a data atual.
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CTRL+1
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Exibe a caixa de
diálogo Formatar Células.
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CTRL+2
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Aplica ou remove
formatação em negrito.
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CTRL+3
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Aplica ou remove
formatação em itálico.
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CTRL+4
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Aplica ou remove
sublinhado.
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CTRL+5
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Aplica ou remove
tachado.
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CTRL+6
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Alterna entre
ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.
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CTRL+9
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Oculta as linhas
selecionadas.
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CTRL+0
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Oculta as colunas
selecionadas.
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CTRL+N
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Aplica ou remove
formatação em negrito.
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CTRL+C
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Copia as células
selecionadas.
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CTRL+D
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Usa o comando Preencher
Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula.
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CTRL+I
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Aplica ou remove
formatação em itálico.
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CTRL+K
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Exibe a caixa de
diálogo Inserir Hiperlink.
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CTRL+O
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Cria uma nova pasta
de trabalho em branco
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CTRL+A
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Exibe a caixa de
diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo.
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CTRL+P
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Exibe a caixa de
diálogo Imprimir.
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CTRL+B
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Salva o arquivo
ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.
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CTRL+S
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Aplica ou remove
sublinhado.
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CTRL+V
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Insere o conteúdo da
Área de Transferência no ponto de inserção.
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CTRL+X
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Recorta as células
selecionadas.
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CTRL+Z
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Usa o comando Desfazer
para reverter o último comando
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CTRL+Seta para
baixo, cima, esquerda ou direita)
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Desloca a seleção
para a célula ativa na direção escolhida até encontrar uma célula vazia.
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CTRL+Shift+Seta para
baixo, cima, esquerda ou direita)
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Seleciona o
intervalo para a direção escolhida até encontrar uma célula vazia.
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Tecla
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Descrição
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F1
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Exibe a Ajuda do Microsoft Office Excel.
CTRL+F1 exibe ou
oculta a Faixa de Opções.
ALT+F1 cria um
gráfico dos dados no intervalo atual.
ALT+SHIFT+F1 insere
uma nova planilha.
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F2
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Edita a célula ativa.
SHIFT+F2 adiciona ou
edita um comentário de célula.
CTRL+F2 exibe a
janela Visualizar Impressão.
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F3
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Exibe a caixa de
diálogo Colar Nome.
SHIFT+F3 exibe a
caixa de diálogo Inserir Função.
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F4
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Repete o último
comando ou ação.
CTRL+F4 fecha a
janela da pasta de trabalho selecionada.
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F5
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Exibe a caixa de
diálogo Ir para.
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F6
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Alterna entre a
planilha, a Faixa de Opções, o painel de tarefas e os controles de zoom. Em
uma planilha que foi dividida (menu Exibir, comando Gerenciar Esta
Janela, Congelar Painéis, Dividir Janela), F6 inclui os
painéis divididos ao alternar entre painéis e a área da Faixa de Opções.
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F7
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Exibe a caixa de
diálogo Verificar ortografia para verificar a ortografia na planilha
ativa ou no intervalo selecionado.
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F8
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Ativa ou desativa o
modo estendido. Nesse modo, Seleção Estendida aparece na linha de
status e as teclas de direção estendem a seleção.
SHIFT+F8 permite adicionar
uma célula não adjacente ou um intervalo a uma seleção de células, utilizando
as teclas de direção.
CTRL+F8 executa o
comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de
trabalho), quando uma pasta de trabalho não está maximizada.
ALT+F8 exibe a caixa
de diálogo Macro para criar, executar, editar ou excluir uma macro.
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F9
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Calcula todas as
planilhas em todas as pastas de trabalho abertas.
SHIFT+F9 calcula a
planilha ativa.
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F10
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Ativa e desativa as
dicas de tecla.
SHIFT+F10 exibe o
menu de atalho para um item selecionado.
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F11
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Cria um gráfico dos
dados no intervalo selecionado.
SHIFT+F11 insere uma
nova planilha.
ALT+F11 abre o
Editor do Microsoft Visual Basic, no qual você pode criar uma macro
utilizando o VBA (Visual Basic for Applications).
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F12
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Exibe a caixa de
diálogo Salvar Como.
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Utilize as teclas de atalho. Com certeza sua produtividade aumentará.
Obrigado! e até a próxima.
Ivair Claudio Ferrari.
Sou fã de utilizar teclas de atalhos.
ResponderExcluirNão conhecia algumas delas. Gostei.