A mais famosa função de procura: Procv (Vlookup) | Excelmax Soluções e Controles

domingo, maio 08, 2011

A mais famosa função de procura: Procv (Vlookup)


Procv, Vlookup, Funções, Excel
Uma das atividades mais realizadas no Excel é a busca (ou procura) de dados ou informações. Existem muitas maneiras de fazermos uma procura por informações no Excel. Uma das maneiras mais comum é a utilização da função: PROCV.

O “V” em “PROCV” significa vertical. Use PROCV em vez de PROCH quando os valores da comparação estiverem posicionados em uma coluna à esquerda ou à direita dos dados que se deseja procurar.

A função PROCV: Localiza um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada na tabela.


Sintaxe da função:
    PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, procurar_intervalo)
  • Valor_procurado: O valor a ser procurado na primeira coluna de dados da tabela. O Valor_procurado pode ser um valor ou uma referência.
  • Matriz_tabela: Uma ou mais colunas de dados. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são os valores procurados por valor_procurado. Os valores podem ser texto, números ou valores lógicos.
  • Núm_índice_coluna: O número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um núm_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela, e assim por diante.
  • Procurar_intervalo: Um valor lógico que especifica se queremos que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.
    - Se VERDADEIRO ou omitido, uma correspondência exata ou aproximada é retornada. Se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo e menor que o valor_procurado é retornado. (Observação: Neste caso, os valores na primeira coluna de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente; caso contrário, PROCV poderá não retornar o valor correto.)
    - Se FALSO, PROCV encontrará somente uma correspondência exata. (Observação: nesse caso, os valores na primeira coluna da matriz_tabela não precisam ser classificados). Se houver dois ou mais valores na primeira coluna de matriz_tabela que coincidem com o valor_procurado, o primeiro valor encontrado será utilizado, caso contrário o valor de erro #N/D será retornado.

Observações:
Ao procurar valores de texto na primeira coluna da matriz_tabela, certifique-se de que os dados na primeira coluna da matriz_tabela não tenham espaços à esquerda ou de fim de linha, uso inconsistente de aspas normais ( ' ou " ) e curvas ( ‘ ou “) ou caracteres não-imprimíveis.
  • Ao procurar valores de número ou data, certifique-se de que os dados na primeira coluna da matriz_tabela não estejam armazenados como valores de texto, pois, a função PROCV pode fornecer um valor correto ou não esperado.
  • Se procurar_intervalo for FALSO e valor_procurado for texto, então podemos usar os caracteres curinga ponto de interrogação (?) e asterisco (*) em valor_procurado. Um ponto de interrogação coincide com qualquer caractere único; um asterisco coincide com qualquer seqüência de caracteres. Se quisermos localizar um ponto de interrogação ou asterisco real, digite um til (~) antes do caractere.

Exemplo 1:
Na figura abaixo, encontramos, nas células “F2:L21” uma tabela de dados de alunos com suas respectivas notas bimestrais, e na coluna “L” e médias destas notas. Na célula “D2” digitamos o código do aluno que desejamos que a função “Procv” (que retorna apenas o valor exato) retorne nas células “D4” e “D6”.

Função, Procv, Vlookup













Exemplo 2:
Na figura abaixo, encontramos um exemplo da função “Procv” com utilização da opção “VERDADEIRO” (quando não encontrado o valor exato, retorna o valor abaixo mais próximo). Em nosso exemplo, na célula “G7”, encontramos o número de dias de atraso (13) do cliente “Pedro da Silva”. Nas colunas “M e N”, onde encontramos os dias e as respectivas multas não encontramos “13 dias”. Com a utilização da opção VERDADEIRO na função “Procv” o valor retornado foi o de 2% que se refere a “10 dias” que é o número menor mais próximo aos “13 dias” de atraso.

Função, Procv, Vlookup 












Os dois exemplos utilizados acima, são encontrados na pasta de trabalho do Excel que pode ser baixado no link abaixo. Esta pasta contém, além dos dois exemplos, muitos outros exemplos que podem ser praticados.

Download: PLANILHAS EXEMPLOS

Se gostou desta postagem deixe aqui seu comentário ou sua sugestão.


3 comentários:

  1. Muito bom! Agora entendi bem a utilização da função PROCV com o parâmetro VERDADEIRO. Gostei do exemplo. Parabéns professor.

    Solano S.

    ResponderExcluir
  2. Ivair! Gostaria de ver aqui mais postagens com a função DESLOC. Ainda estou com dúvida. Estou tentando aplicá-la em gráficos e em tabelas mas está dando erro.

    Agradeço se puder ajudar.
    Solano S.

    ResponderExcluir
  3. O Procv é sem dúvida uma das funções mais úteis do Excel. Solano, um exemplo legal do Procv verdadeiro é para a definição de metas.

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari