Quando criamos uma planilha no Excel, a melhor maneira para darmos destaque as informações é a utilização de recursos que nos permitam uma vizualização rápida, clara e objetiva do que estamos querendo visualizar. Os gráficos, por exemplo, são ideais para isso. Mas, além dos gráficos, os diversos tipos de formatos que podemos aplicar aos dados de uma planilha, também são de grande utilidade.
Vamos imaginar que estamos criando uma simples agenda com dados de clientes. Nesta agenda, precisamos de apenas três colunas: código, nome e telefone. Bom, a princípio, isto é muito fácil de fazer, pois precisamos de apenas três colunas e dos dados dos clientes. Mas, depois que os dados dos clientes estiverem todos inclusos nesta agenda, pode surgir as seguintes situações:
- Preciso encontrar um determinado número de telefone e verificar se pertence a um de nossos clientes;
- Preciso encontrar um determinado cliente e verificar qual é o seu telefone;
- Muitas vezes, posso não lembrar exatamente o nome do cliente. Como fazer para encontrá-lo, se a quantidade de clientes for grande?
- Sei o código do cliente, mas não sei o nome do mesmo.
- Podem surgir ainda outras situações...
Existem muitas maneiras de resolvermos esta questão. Esta postagem mostrará que podemos fazer isto através de fórmulas com algumas funções do Excel e formatações.
A figura abaixo mostra a agenda com os dados de alguns clientes.