Criar um gráfico de velocímetro no Excel | Excelmax Soluções e Controles

domingo, outubro 02, 2011

Criar um gráfico de velocímetro no Excel


Gráfico de Velocímetro no Excel

Gráfico, Velocímetro, ExcelO gráfico apresentado nesta postagem foi elaborado a partir de dois gráficos.
  • Mostrador: é um gráfico de rosca dividido e 4 partes.
  • Agulha: é um gráfico de dispersão com dois pontos.
Este é um excelente gráfico para ser utilizado para demonstrar desempenhos e outros valores resultantes de um conjunto de informações. Poder ser utilizado individualmente ou em conjunto com outros gráficos. (na elaboração de DashBoards).


Mostrador (Gráfico de Rosca):

O Mostrador (gráfico de rosca) é formado pelos valores da tabela a seguir. Os valores na coluna 'Amplitude' são formados pelas fórmulas nas linhas respectivas da coluna ao lado (na figura).

Excel, Tabela
Com os dados da tabela, criamos o gráfico de rosca. A figura abaixo apresenta dois gráficos.
  • No gráfico a esquerda, a série de dados 'Oculto', sempre representa 50% do total (semicírculo inferior do gráfico). As outras séries (Ruim, Regular, Bom e Ótimo) representam os outros 50% do total (semicírculo superior do gráfico). 
  • No gráfico a direita, a série de dados 'Oculto' está formatada para não ser exibida. Dessa forma, os dados restantes sempre serão exibidos no semicírculo superior, como em um mostrador analógico tradicional.

Excel, Gráfico














Agulha (Gráfico de Dispersão):
A montagem da agulha requer conhecimentos básicos de trigonometria, porém, com a utilização das fórmulas apresentadas na figura abaixo o gráfico pode ser feito.     A Agulha (gráfico de dispersão) é formada pelos valores da tabela a seguir. O valor da célula C8 (apresentado nas funções abaixo) é o valor que direcionará a agulha (do gráfico de dispersão).
Excel, Gráfico, velocímetro
Para que o gráfico funcione corretamente:
  • Os limites superiores das categorias devem estar classificados em ordem crescente e;
  • Os valores devem ser sempre positivos.
A célula onde será digitado o valor (Desempenho) deve ser validada (Guia Dados / Validação de Dados) para permitir valores entre zero e o máximo da última categoria.
Tabela, Gráfico, Excel



Quando o valor 'Desempenho' for alterado (conforme figura ao lado) o gráfico velocímetro é alterado e a agulha aponta para este valor. Observe a figura abaixo.


Gráfico, Excel, Velocímetro





Download:
      Gráfico Velocímetro










3 comentários:

  1. Mestre Ivar.
    Parabéns pela postagem. Estou encantado com o gráfico que criaste. Isso é prova de que com criatividade e dedicação podemos criar material que realmente possa chamar a atenção para as informações. Parabéns mesmo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que dizer ..........................................................................
    I M P R E S S I O N A N T E !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, segui os passos orientados, entretanto, quando é gerado o gráfico ele não fica como no seu exemplo, mas sim, com a categoria oculto ocupando toda a parte direita do gráfico, no que deveria ser inferior. Se pudesse explicar com mais detalhes como inserir a agulha no gráfico ficaria grato. Realmente esse gráfico é show de boa. obrigado.

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari