Brinque com seus amigos !!! | Excelmax Soluções e Controles

domingo, janeiro 23, 2011

Brinque com seus amigos !!!

Entendendo o uso de Eventos no VBA


ExcelMax Soluções
Quando trabalhamos com o VBA no Excel (Visual Basic / Macros), precisamos saber e entender várias coisas, pois, dependendo do que queremos fazer, precisamos utilizar determinado recurso disponível.

Por exemplo: Muitas vezes podemos precisar que o Excel, através de uma macro, execute determinada tarefa. O próprio Excel terá que entender que precisa executar certa rotina em determinado momento. Isso é realizado através de um recurso chamado: Evento.


Um Evento pode ocorrer quando acessamos, clicamos ou saímos (entre outros) de determinado objeto. Existem muitos eventos dependendo do objeto a que estamos nos referindo.

Vou exemplificar, a utilização de dois eventos:
  • MouseMove (evento ocorre ao movimentarmos o mouse sobre um objeto);
  • Click (evento ocorre quando clicamos no objeto).
Na realidade, o exemplo é uma brincadeira que podemos fazer com nossos amigos! Não vou mencionar aqui o que acontesse ao acessarmos a macro, para que, você possa acessar a planilha (disponível no link abaixo), executá-la e endendê-la analisando o código (macro).
   
Ao acessar a planilha, você verá um botão com o texto "Executar". Clique no botão e a uma tela (conforme figura abaixo) será exibida. Agora, é só seguir as orientações que aparecerão no formulário.



Observação: isto é só uma brincadeira que não prejudica em nada, pelo contrário, me ajudou muito a entender a utilização dos eventos ... Vou deixar o restante com vocês ...

Espero que possam, se ainda não conheciam, entender o uso dos eventos. Em outras postagens, estarei explicando mais sobre a utilização (importantíssima) dos eventos.

Até mais ...

2 comentários:

  1. Liviskip di lirium ¿¿¿
    Como ser isso. Não consigo pegar o bicho!!! Ele corre mais que o papaleguas....

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari