Desenvolvendo Software em Excel & VBA - Parte II | Excelmax Soluções e Controles

domingo, julho 15, 2012

Desenvolvendo Software em Excel & VBA - Parte II

Na postagem "Desenvolvendo Software em Excel & VBA - Parte I" apresentei a parte inicial de como podemos criar um software em Excel e Visual Basic (VBA).

Em minhas análises, fui notificado de que foi a postagem mais acessada, embora uma das mais recentes. Como mencionei, estarei dando continuidade a este trabalho. Nesta segunda etapa, estarei apenas fazendo alguns ajustes (que são muito importantes e muitos devem ter notado) que devem ser feitos para que o sistema fique realmente bom.

Mas, que ajustes são estes? Foram erros cometidos? Não! Deixei algumas configurações de fora de propósito para que todos os que estivessem acompanhando, pudessem perceber a importância de certos aspectos que devemos dar atenção quando programamos.   

Macro,vba, excel, cadastro, script

Se observarem, o exemplo anterior aceita que se cadastre o mesmo nome de 'Usuário' mais do que uma vez. Para ajustar isso, acrecentei o seguinte (parte destacada em vermelho na figura ao lado).



O comando If (Se), verifica na lista de nomes se há algum nome igual ao nome digitado no campo 'nome'. Se encontrar um nome igual, é exibida uma mensagem, o campo nome é selecionado e o processo é abortado (Exit Sub).

Perceberam como um fato simples mas muito importante pode fazer a diferença quando programamos?!

Outro ponto importante a ser observado, é a uma solicitação para confirmação da alteração da senha do uruário. Este ponto também se encaixa na questão de eliminar ou não um usuário. Para ajustar isto, basta acrescentar algumas linhas de comandos ao código:
          
          pergunta = MsgBox("Deseja alterar a senha do usuário?", vbYesNo, "Informação")
          If pergunta = vbNo Then
              Exit Sub
          End If

Esta parte do código deve ser inserida bem no início da macro que executa a alteração da senha do Usuário (bastar dar dois cliques com o mouse no botão 'Alterar'). Obs. Deve ser acrescentada antes de lin = 2.
   
Para ajustar esta opção no botão 'Excluir', é só acrescentar o mesmo conteúdo alterando apenas a mensagem.

Outra coisa que deve ser feita é ocultar a planilha 'Cadastro_Usuários' pois a mesma contém o nome dos usuários e as suas respectivas senhas. Depois de ocultar, a pasta de trabalho deve ser protegida com senha para que os outros usuários não possam reexibir a planilha. Existem outras maneira de proteger/ocultar a planilha com os dados, que são mais seguros do que a mencionada.

Download: Telas_Iniciar_Acessar   

Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Sempre achei que este assunto, Macros, fosse muito complicado. Mas agora estou entendo e mais, estou gostando. Parabéns professor.

    Skimeoto

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari