Série - Soluções para seu dia-a-dia com o Microsoft Excel - Utilizando a função INDIRETO | Excelmax Soluções e Controles

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Série - Soluções para seu dia-a-dia com o Microsoft Excel - Utilizando a função INDIRETO

função, Excel,    As funções do Microsoft Excel, além de servir para fazer certos cálculos comuns aos nosso dia-a-dia, também podem e devem ser utilizadas para automatizar em muito nossas planilhas que muitas vezes são trabalhosas exigindo muito de nós (como por exemplo a inserção repetitiva de dados ou mesmo, outras fórmulas.

    Exemplo disso acontece com a utilização da função 'INDIRETO' (que eu chamo de função espelho).
   
    Esta função recebe um valor de texto e devolve uma referência de célula ou área. Ela pode ser utilizada quando queremos mudar a referência a uma célula em uma fórmula sem termos que mudar a própria fórmula.

    Sintaxe da função INDIRETO:
  • INDIRETO(texto_ref, [a1])
  • texto_refUma referência a uma célula que contém uma referência, um nome definido como uma referência ou uma referência a uma célula como uma cadeia de texto.
  • [a1]: Opcional. Um valor lógico (VERDADEIRO (texto_ref será interpretado como uma  referência em estilo A1) / FALSO (texto_ref será interpretado como uma referência em estilo  L1C1)) que especifica o tipo de referência contido na célula texto_ref.


    Para entender melhor vamos observar um exemplo.
Excel, coluna,
    Na coluna 'D' observamos 4 valores (5, 10, 15 e 20).
A célula 'B3' contém o texto 'D3'.
Na célula 'B4' há uma fórmula digitada: '=INDIRETO(B1).


Explicação: A fórmula (ou função) digitada na célula 'B4' que faz referência à célula 'B1' reflete o valor que se encontra nesta referência ou seja, retorna o valor da célula 'D3' (=15).

    Podemos utilizar a função DIRETO em campos nomeados:

excel, tabela,


    Podemos notar (na figura ao lado), que ao alterarmos o nome contido na célula 'A13', o valor retornado pela fórmula na célula 'A14' [=SOMA(INDIRETO(A13))] é alterado de acordo com o nome do mês (que se refere a coluna do mês).

    As colunas 'B', 'C', 'D', 'E', 'F', 'G' e 'H' estão nomeadas (da linha 2 a linha 9) com os respectivos nomes (contidos na linha 1).

    Notamos então que a função INDIRETO (em nosso exemplo) utiliza a célula 'A13' para fazer referência (ou serve como um trampolim) ao intervalo de acordo com o nome contido nesta célula.

   Na próxima postagem estarei dando exemplo para utilização da função INDIRETO de uma forma mais avançada com deslocamento entre planilha e utilização de gráficos.

    Não deixe de acessar o ExcelMax® Soluções.
    Compartilhe esta e outras postagens com seus amigos.
    Se desejar, deixe aqui seu comentário.
    Até a próxima ....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari