Excelmax Soluções e Controles: dezembro 2011

sábado, dezembro 10, 2011

Procura Customizada no Excel

    Quando criamos uma planilha no Excel, a melhor maneira para darmos destaque as informações é a utilização de recursos que nos permitam uma vizualização rápida, clara e objetiva do que estamos querendo visualizar. Os gráficos, por exemplo, são ideais para isso. Mas, além dos gráficos, os diversos tipos de formatos que podemos aplicar aos dados de uma planilha, também são de grande utilidade.

    Vamos imaginar que estamos criando uma simples agenda com dados de clientes. Nesta agenda, precisamos de apenas três colunas: código, nome e telefone. Bom, a princípio, isto é muito fácil de fazer, pois precisamos de apenas três colunas e dos dados dos clientes. Mas, depois que os dados dos clientes estiverem todos inclusos nesta agenda, pode surgir as seguintes situações:
  • Preciso encontrar um determinado número de telefone e verificar se pertence a um de nossos clientes;
  • Preciso encontrar um determinado cliente e verificar qual é o seu telefone;
  • Muitas vezes, posso não lembrar exatamente o nome do cliente. Como fazer para encontrá-lo, se a quantidade de clientes for grande?
  • Sei o código do cliente, mas não sei o nome do mesmo.
  • Podem surgir ainda outras situações...
    Existem muitas maneiras de resolvermos esta questão. Esta postagem mostrará que podemos fazer isto através de fórmulas com algumas funções do Excel e formatações.

    A figura abaixo mostra a agenda com os dados de alguns clientes. 

 Excel, Dados, Clientes no Excel


sábado, dezembro 03, 2011

Tabela Móvel em uma Base de Dados (Desloc & Procv (Vlookup))

Desloc, Procv, Base de Dados
Quando trabalhamos com uma base de dados de tamanho grande ou médio, podemos visualizar, analisar ou filtrar os dados com algumas ferramentas do Excel.

Porém, podemos visualizar os dados ou parte deles de outra forma: elaborando um mini-tabela que percorra a base maior.


Esta postagem tem por objetivo demonstrar como podemos fazer isto e ainda, como os dados ficarão resumidos a uma parte da tabela maior, podemos demonstrar estes valor em gráficos.


sexta-feira, dezembro 02, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA

Criar um Cadastro no Excel com VBA

excel, vba, cadastro, macroTenho percebido em minhas pesquisas e análises estatísticas do Blog (ExcelMax® Soluções) que há uma grande procura por macros/vba no Excel.
Muitos não conhecem e querem aprender. Outros, já tem uma boa noção e querem aprimorar este conhecimento. Outros, já sabem muito, mas, todo bom estudante sempre quer aprender mais, assim como eu, que também sempre estou estudando.

A partir desta postagem, de uma série de outras, estarei passando orientações, passo a passo, de como criar um cadastro, que no meu ponto de vista, é um um bom exemplo para iniciar a aprender a trabalhar com VBA/macros no Excel.

A primeira coisa a fazer é criar uma pequena 'base de dados'. Isso deve ser feito para que possamos criar as telas de acordo com cada campo (coluna) da base de dados. A figura abaixo, apresenta os dados que vamos utilizar como exemplo.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Alguns vídeos 'ExcelMax Soluções' no YouTube

ivairferrari




    O objetivo desta postagem é listar e dar uma breve explicação de alguns vídeos que estão no YouTube e, que podem ajudar em diversos aspectos do aprendizado do Microsoft Excel.