Crie suas próprias fórmulas no Excel através do Visual Basic | Excelmax Soluções e Controles

sábado, abril 16, 2011

Crie suas próprias fórmulas no Excel através do Visual Basic


Tenho visto muitas vezes, em pesquisas na Internet (em especial no Google), que muitas pessoas pedem ajuda sobre como fazer jogos da LotoFácil no Microsoft Excel.

Alguns usuários do Excel sugerem a utilização da função 'AleatórioEntre'. O problema ao utilizarmos esta função, para este fim, é que a mesma gera números repetidos.

Para resolver o problema, criei uma função que resolve esta questão: retorna 15 dezenas, de 01 à 25, sem repetir nenhuma delas. Além disso, as dezenas são retornadas em ordem crescente.

Para verificar esta nova função, criada com o Visual Basic no Excel (Macros), basta baixar a planilha no link abaixo. Ao abrir a planilha, pressione as teclas 'Alt + F11' para abrir o editor do Visual Basic.

Desenvolvi outros códigos que trabalham da mesma forma para a:
  • MegaSena
  • Quina (Loto)

Download: LotoFácil

5 comentários:

  1. Olá amigo,

    Você fixou as dezesnas de 1 a 15.
    Quando abro o editor vejo as dezenas fixadas, mas o código é bem extenso e entendo nada disso.
    Como faço pra alterar as dezenas fixas?
    Obrigado e parabéns pelo site.
    johncker@gmail.com
    Johnny Becker

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo Johnny Becker!
    Obrigado pelo seu comentário. Para que possa alterar as dezenas, posicione o cursor na primeira célula onde um há um dos jogos. Pressione a tecla 'F2' e em seguida, pressione a tecla 'Enter'. Depois, copie esta célula para as demais. Todas elas serão alteradas.
    Se persistir a dúvida, favor informar. Um abraço! Ivair.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, não entendi.
    Quando pressiono F2 ele abre para editar os valores da celular, ai aparece "=lotofacil(1)", onde eu insiro as dezenas fixas?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Johnny!
    Quando pressionamos a tecla 'F2' estamos abrindo a célula para edição. A função '=LotoFacil(1)' sorteia automaticamente 15 dezenas (não repetindo nenhuma e deixando as mesmas em ordem crescente) quando pressionamos a tecla 'Enter'. Neste caso não há opção para escolher as dezenas. Como cada jogo da lotofácil é composta por 15 dezenas, o computador sorteia aleatoriamente estas 15 dezenas. Assim, podemos criar a quantidade de jogos que quisermos pois o computador é quem os cria. Se persistir alguma dúvida ou se sua intenção é fazer algo diferente estou a disposição.
    Ivair.

    ResponderExcluir
  5. Quando faço exatamente como você indicou (seleciona a primeira celula que contem uma sequência de dezenas, pressiono F2 e em seguida Enter, ele aparece a mensagem de erro #NOME?.
    E teria como alterar o código para fixar algumas dezenas e ele alterar apenas as restantes?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari