Procura Customizada no Excel | Excelmax Soluções e Controles

sábado, dezembro 10, 2011

Procura Customizada no Excel

    Quando criamos uma planilha no Excel, a melhor maneira para darmos destaque as informações é a utilização de recursos que nos permitam uma vizualização rápida, clara e objetiva do que estamos querendo visualizar. Os gráficos, por exemplo, são ideais para isso. Mas, além dos gráficos, os diversos tipos de formatos que podemos aplicar aos dados de uma planilha, também são de grande utilidade.

    Vamos imaginar que estamos criando uma simples agenda com dados de clientes. Nesta agenda, precisamos de apenas três colunas: código, nome e telefone. Bom, a princípio, isto é muito fácil de fazer, pois precisamos de apenas três colunas e dos dados dos clientes. Mas, depois que os dados dos clientes estiverem todos inclusos nesta agenda, pode surgir as seguintes situações:
  • Preciso encontrar um determinado número de telefone e verificar se pertence a um de nossos clientes;
  • Preciso encontrar um determinado cliente e verificar qual é o seu telefone;
  • Muitas vezes, posso não lembrar exatamente o nome do cliente. Como fazer para encontrá-lo, se a quantidade de clientes for grande?
  • Sei o código do cliente, mas não sei o nome do mesmo.
  • Podem surgir ainda outras situações...
    Existem muitas maneiras de resolvermos esta questão. Esta postagem mostrará que podemos fazer isto através de fórmulas com algumas funções do Excel e formatações.

    A figura abaixo mostra a agenda com os dados de alguns clientes. 

 Excel, Dados, Clientes no Excel



    O queremos fazer agora, é digitar na célula com fundo amarelo: o código, o nome ou o telefone do cliente que queremos encontrar. O Excel deverá destacar os dados do clientes (ou clientes) que forem iguais ao que digitamos. Para que o Excel consiga fazer isto, precisamos:
  • Selecionar todas as células que contém os dados dos clientes;
  • Na Guia 'Inicio', clicamos em 'Formatação Condicional' e, em seguida, 'Gerenciar Regras';
  • Na tela do gerenciador de regras que será aberta, clicamos em 'Nova Regra' e selecionamos a opção 'Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas';
  • Em 'Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira', digitamos a seguintes fórmula:
Formula, Excel,  
    O que a fórmula assima faz:
  • A funçao 'E', verifica se todos os argumentos da fórmula são VERDADEIROS e então, retorna VERDADEIRO. Em nossa fórmula, a função 'E' faz duas verificações:
    • Primeiro, verifica se a célula é diferente de vazio (<> "") e retorna 'VERDADEIRO';
    • Depois, verifica se a função 'PROCURAR' (que faz uma procura da célula com fundo amarelo (B5) e compara com as demais células que foram selecionadas) retorna a expressão 'FALSO' para a afirmação 'ÉERROS'. Ou seja, se encontrar um conteúdo ou parte dele, igual a célula de pesquisa, retorna 'VERDADEIRO'.
     A figura abaixo, mostra o resultado desta formatação. Ao digitarmos 'MA', o Excel destacou todos os nomes que contém estes dois caracteres. Se digitarmos, por exemplo: '0726', o número do telefone de 'Lidia Brin' será destacado.

códigos, Clientes, excel

   


    O link para download, permite que você baixe uma planilha com o exemplo mencionado, e uma segunda planilha com outra fórmula que retorna o mesmo resultado.







     Download: Procura Customizada.

Um comentário:

  1. Olá Professor.

    Hoje dei uma de professor e consegui explicar este exemplo há uns amigos.

    Muito bom!

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari