Dados mais informação igual a conhecimento | Excelmax Soluções e Controles

domingo, julho 13, 2014

Dados mais informação igual a conhecimento

Dados vs Informação

dados, informação, conhecimento, excel, gráficos, funções, fórmulasRapidez na tomada de decisões com base em dados confiáveis são fatores que hoje, mas do que nunca, ditam o sucesso de pessoas e organizações.

Dados x Informação:
Qual a diferença ... Qual a relação ... Qual o resultado da junção entre estes dois termos ...


Com a velocidade que as coisas acontecem e a necessidade constante da mudança, precisamos transformar dados em informações para que possamos chegar ao conhecimento que nos permitirá ser competitivos fazendo com que pessoas e Organizações alcancem suas metas e objetivos.

Antes de mais nada, precisamos entender um pouco mais a respeito destes dois termos: Dados Informação. Na matéria publicada sob o título "Dados VS Informação: Qual a diferença?", podemos entender sobre isso. Acesse o link a seguir para lê-la: BINAPRATICA.

Como vemos na matéria citada transformar dados em informação é algo que deve ser feito da maneira mais prática e objetiva possível para que gestores possam tomar suas decisões da maneira mais correta e eficaz possível.



Apresentando as informações

gráficos, funções, fórmulas, excelUma das maneiras mais interessantes de analisar informações é com a utilização de gráficos. Normalmente, os gráficos são criados e ligados às informações de maneira fixa,ou seja, não tão inteligente como deveriam pois, a cada novo período, tem-se que fazer ajustes para que o(s) gráfico(s) tragam as informações atualizadas.

Para que os gráficos possam trazer as informações de forma automática, sem a necessidade de alterações, utilizamos determinadas funções / fórmulas que fazem este trabalho para nós.


Próximas publicações

Nas próximas matérias, estarei trazendo publicações que o ajudarão a transformar seus gráficos em ferramentas inteligentes para que suas análises possam ser mais eficientes, com mais rapidez simplesmente utilizando os recursos que já estão disponíveis no Excel. Para isso, podemos utilizar as funções:

  • Desloc
  • Corresp
  • Índice
  • Procv
  • Indireto
  • Entre outras ...

Além das funções, alguns recursos podem ser utilizados tornando seu trabalho muito mais simples porém, eficiente e rápido:

  • PowerPivot
  • PowerView
  • Tabela Dinâmica e/ou Gráfico Dinâmico.
Com certeza muitas pessoas já utilizam destes recursos / ferramentas. Não existe uma receita dizendo que esta ou aquela é a melhor maneira de se fazer determinada planilha de análise. O que existe são os recursos em si e a partir disso, com sua criatividade, após conhecer bem o que o Excel tem a oferecer, você pode transformar planilhas simples em grandes ferramentas de análise.

Fique atento pois as próximas matérias trarão muitas dicas para seu seu desenvolvimento.

Deixe seu comentário, curta as matérias e compartilhe com seus amigos.

Abraço a todos!
Professor Ivair Claudio Ferrari.
Excelmax Soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari