Extraindo Informações com Macros no Excel | Excelmax Soluções e Controles

terça-feira, agosto 02, 2011

Extraindo Informações com Macros no Excel


Existem muitas maneiras de extrairmos informações de uma base de dados. Uma delas, que é pouco utilizada, é com a utilização de Macros.


Muitas pessoas têm dificuldade em entendê-las e existe certo bloqueio nas pessoas de que: é difícil de aprender a trabalhar com elas (as Macros).

Na realidade, quando passamos a utilizá-las com mais frequência, vamos perceber que não são tão difíceis quanto parecem.

Esta postagem mostrará como podemos extrair certas informações de uma base de dados.

A figura abaixo ilustra a nossa base de dados que contém algumas colunas com informações de de vendas de uma loja de informática.













A figura a seguir, traz a macro que deve ser criada para a extração dos dados. Note que a regra na linha 6 (da macro) fará com que apenas as informações referente ao estado (UF) de 'SC' serão extraídas para a planilha Rel (relatório).














Vídeo que demonstra passo-a-passo como criar a macro e com algumas explicações sobre a mesma:





A figura a seguir, traz outro exemplo de uma macro (mais simplificada) que deve ser criada para a extração dos dados. A diferença desta macro com a anterior é que ela elimina várias linhas utilizando o comando For ... Next. Esta macro foi enviada pelo amigo Rodrigo Aiosa.











Obrigado ao amigo Rodrigo Aiosa pela participação com a excelente sugestão.

Link para download: MACRO GERADORA DE RELATÓRIO.

Se gostaram, divulguem a seus amigos. Se precisarem de mais alguma informação, fiquem a vontade para solicitar.

Um abraço a todos e até a próxima postagem.

Sobre o autor: Ivair Ferrari é Certificado: Microsoft Office Excel Specialist; Consultoria e Desenvolvimento de Soluções e Softwares em Excel/VBA, Bancos de dados Access, Firebird, Oracle, Interação com SAP/R3 e Treinamentos In-Company. YouTube | Facebook | LinkedIn | Twitter | Google Plus

2 comentários :

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari

atualizar, excel, excelmax, ivair ferrari
topo, excelmax, excel, ivair ferrari