Funções: Corresp e Desloc (Similares ao Procv) | Excelmax Soluções e Controles

quinta-feira, novembro 11, 2010

Funções: Corresp e Desloc (Similares ao Procv)

Funções de Procura   


desloc, corresp. procv, funções
Na postagem anterior, vimos e entendemos como a função 'Procv' trabalha, ou seja, ela faz uma procura na vertical, sempre da esquerda para a direita.
   Veremos agora, através de uma fórmula com duas funções, algo similar, porém, que permite fazer uma procura na vertical, tanto da esquerda para a direira como da direita para a esquerda.
   As duas funções a serem utilizadas são: 'Corresp' e 'Desloc'. Vamos entender uma de cada vez, para que, então, possamos juntá-las e chegar ao nosso objetivo.


Função CORRESP:

    A função CORRESP localiza um valor e retorna sua posição na lista procurada. Esta lista pesquisada pela função CORRESP deve conter apenas uma linha ou uma coluna.

    A sintaxe desta função é a seguinte:
        = CORRESP ( valor_procuradomatriz_proc. ; tipo_correspondência )
    • valor_procurado: Item pesquisado pela função. Pode ser número, texto ou valor lógico;
    • matriz_procurada: intervalo (somente uma linha ou coluna), onde será feita a pesquisa.
    • tipo_correspondência: Informa se a pesquisa deve ser exata ou por aproximação:
      • Quando for 1 será realizado uma busca do valor_procurado, caso não seja encontrado retorna o valor mais próximo menor;
      • Quando for 0 ("zero") será realizado uma busca exata de valor_procurado;
      • Quando for -1 será realizado uma busca do valor_procurado, caso não seja encontrado retorna o valor mais próximo maior.
        Exemplos:
    • Na figura abaixo, a fórmula digitada mostra que na célula B1, o resultado será 2, pois a pesquisa está sendo realizada no intervalo de A1:A4, onde o valor_procurado é 8. Porém, note que o tipo_correspondência é 1. Uma vez que 8 não está no intervalo procurado, o valor mais próximo menor é retornado, que no caso é o número 6, que está na posição 2.
função, corresp, desloc, excel
 
corresp, função, desloc, excel

    Outro exemplo. Podemos aplicar a função CORRESP utilizando o assistente de função (fx). Veja que na planilha abaixo, ha uma lista de nomes, onde cada nome possuí um número de registro. Neste caso utilizaremos a função CORRESP para encontrarmos o Nº de registro a partir de um nome (sua localização na lista).
 função, corresp, desloc, excel




    Após acionarmos o Assistente de função (fx), selecionamos a categoria Procura e referência e escolhemos a função 'CORRESP'.


função, corresp, excel, desloc


    O Assitente de função (fx) aciona a função e, aí podemos relacionar os dados da planilha nos argumentos da função.


corresp, procura, excel, função



    Podemos ver o resultado na figura ao lado.
    Observe que a função localizou o valor_procurado (5) na coluna 'Nome', e assim retornou a posição desse valor na lista referente ao nome digitado: 'Alex Matos'.




    Função DESLOC:

    Esta função, retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.
    A sintaxe desta função é a seguinte:
        = DESLOC ( referência ; linhas ; colunas ; altura ; largura )
    • refespecifica a célula de onde o deslocamento será iniciado;
    • linhas: especifica quantas linhas abaixo ou acima da célula de referência encontra-se a célula de início do intervalo de dados. Lembrando que número positivo indica abaixo e número negativo indica acima;
    • colunas: especifica quantas colunas a esquerda ou a direita da célula de referência encontra-se o início do intervalo de dados. Lembrando que número positivo indica a direita e número negativo indica a esquerda da célula de referência;
    • altura: é a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo;
    • largura: é a largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.
        Exemplo:
    • Na figura abaixo vemos um exemplo da utilização da função 'Desloc'. Note que o endereço de referência para o início do deslocamento é a célula 'B2'. Os demais argumentos utilizados na função fazem com que o local a ser selecionado seja a célula 'D7' que contém o valor 125. Os argumentos da função fazem com que haja um deslocamento de 5 linhas para baixo e 2 colunas para a direita. Os dois argumentos finais, definem o tamanho do local para onde ocorreu o deslocamento que é de 1 célula (1 linha e 1 coluna).
desloc, corresp, excel, função

    Agora que já entendemos as duas funções: Desloc e Corresp, podemos utilizá-las em conjunto para que ela realize uma procura assim como a função Procv. Porém, como mencionei de antemão, as duas funções utilizadas em conjunto, permitem fazer algo que a função Procv não faz: uma procura da direita para a esquerda.
    Podemos ver sua funcionalidade da fórmula com as duas funções (Desloc e Corresp), na figura abaixo:

desloc, corresp, excel, função

    Note que a função 'Desloc', colocada na célula na célula 'C2', inicia seu deslocamento a partir da célula 'E2', 11 linhas para baixo (pois a função 'Corresp' procura o 'CPF' digitado na célula 'C6' no intervalo 'I3:I23' e retorna o número 11, que é o local onde o mesmo se encontra), mantendo a mesma coluna (0), utilizando os tamanhos 1 e 1 para altura e largura respectivamente. O valor retornado neste caso, 'C2' é o número '110'.
    Acredito que depois da explicação referente a função 'Corresp' e 'Desloc', e ajunção das duas, conseguimos entender sua aplicação.
    Caso tenha dúvidas, faça o download do arquivo em anexo que, possui um exemplo com a função 'Procv' e outro com as funções 'Desloc' e 'Corresp', ou mande um email para ivairferrari@gmail.com e solicite mais informações.

    Link para download: Funções_Procv_Corresp_Desloc
   
    Até a próxima ...

Um comentário:

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari