A função DESLOC e seu poder de fogo | Excelmax Soluções e Controles

segunda-feira, novembro 01, 2010

A função DESLOC e seu poder de fogo

A função DESLOC e seu poder de fogo


Desloc, Excel, Função


Para aqueles que, assim como eu, são loucos pelo Excel, aí vai alguns comentário, dicas e exemplos de como utilizar a função Desloc.

A princípio, para aqueles que não são acostumados a utilizá-la, ou não a conhecem, ela parece um pouco difícil de ser entendida e/ou aplicada. Mas, com certeza você verá que não há nada de difícil em utilizá-la.



Primeiro, vou mostrar sua funcionalidade junto com outras fórmulas. Em seguida, a utilização dela, a que eu considero mais interessante, com tabelas e gráficos.


O que especificamente esta função faz. Ela retorna uma referência de um intervalo, sendo um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. Você pode especificar qual será o número de linhas e de colunas a serem retornadas.
A sintaxe da função Desloc é: '=Desloc(ref; lins; cols; altura; largura)'.
Veja o que significa cada parte da sintaxe da função:
  • Ref: é a referência em que se deseja basear o deslocamento.
  • Lins: é o número de linhas, acima ou abaixo, a que se deseja que a célula superior esquerda se refira. Lins pode ser positivo (que significa abaixo da referência inicial) ou negativo (acima da referência inicial).
  • Cols: é o número de colunas, à esquerda ou à direita, a que se deseja que a célula superior esquerda do resultado se refira. Cols pode ser positivo (que significa à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial).
  • Altura: é a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.
  • Largura: é a largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

Desloc, Excel, Funções    Aplicação: podemos ver na figura ao lado, como podemos aplicar a função 'Desloc'. Para entendê-la melhor, coloquei-a junto da fórmula 'Soma'. Note que as colunas 'A', 'B' e 'C' contêm alguns números digitados. A coluna 'F' contêm os critério que foram utilizados na função DESLOC que se encontra na célula 'F7'.

Explicação da 'fórmula utilizada:

A fórmula criada, faz a soma do intervalo, como vemos na figura, destacado em vermelho. Esta soma é feita, pois a função 'desloc', faz referência a este intervalo deslocando a partir da célula 'A1' 2 linhas para baixo e 1 coluna para a direita. O tamanho da referência é definido pela altura (4) e pela largura (1) (conforme destacado em vermelho (B3:B6).

Como vimos, a função 'desloc' não é difícil de ser entendida. Na próxima postagem, estarei explicando sobre a utilização dela com tabelas e gráficos e será apresentada uma opção para download com exemplos.

Obrigado por visitar meu blog. Se ainda não for meu seguidor, fique a vontade para fazê-lo, e, então, receber informações de novidades postadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari