INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE LISTVIEW NO EXCEL !!! | Excelmax Soluções e Controles

segunda-feira, novembro 06, 2017

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE LISTVIEW NO EXCEL !!!

ListView no Excel 64 Bits

Finalmente, o ListView está rodando no Excel de 64 Bits !!!

Para saber +, leia toda a postagem !!!

Já escrevi algumas matérias falando sobre o famoso ListView. Caso queira estudá-los, clique nos links a seguir:
Para quem ainda não sabe, o ListView é um objeto que deriva da biblioteca "MSCOMCTL.ocx" e pode ser utilizada em formulários no VBA/Excel. Sua aparência é de uma GRID ou Lista que possui Linhas e Colunas.
listview, grid, excel, vba

Como podemos perceber, se procurarmos sobre assuntos relacionados ao Excel com termos como ListView, TreeView, StatusBar, MSCOMCTL.OCX entre outros, vamos ver que havia um sério problema de incompatibilidade desta biblioteca, MSCOMCTL.OCX), com o Excel de 64 bits - Simplesmente não funcionava. Isso era um assunto global e incomodava muitos usuários e desenvolvedores VBA devido ao não funcionamento quando criado no Excel de 32 bits e utilizado no Excel de 64 bits.

Agora, finalmente depois de um longo tempo de críticas com muitas matérias escritas na internet contra a Microsoft, percebemos que este problema de incompatibilidade parece que foi resolvido.
Neste final de semana, dias 04 e 05 de novembro de 2017, recebi a informação de um grande amigo, Tober Martello, que a Microsoft havia resolvido a questão, mas que precisávamos fazer testes antes de repassar aos nosso contatos.
Antes de escrever esta matéria, baixei o Office 365 de 64 Bits e fiz alguns testes para certificar disso.

... agora ... é só alegria ...Para minha felicidade e a felicidade daqueles que utilizam o Excel e o VBA, e utilizam também a biblioteca "MSCOMCTL.OCX" com seus objetos (ListView, TreeView, StatusBar entre outros) tudo está funcionando corretamente.

Isto é um fato muitíssimo importante pois tínhamos um grave problema quando criávamos soluções com o Excel e o VBA com esta Biblioteca.

Eu particularmente tenho inúmeras soluções em meus clientes onde, utilizei esta biblioteca (MSCOMCTL.ocx) com os objetos ListView, em especial, e a TreeView.

Agora, nos resta utilizar a vontade. Claro que, devemos ficar na torcida para que a Microsoft não volte atras. Caso eles façam isso, sabemos que a solução existe.

Por hoje era isso. Baseado nesta informação, provavelmente estarei escrevendo mais matérias com "cases" ou dicas sobre a utilização destes objetos.

Abraço a todos !!!
Professor: Ivair Ferrari

7 comentários:

  1. Excelente postagem professor.
    Creio que todos nós que trabalhamos com VBA ficamos felizes com a notícia e,claro, com o excelente conteúdo que encontramos neste espaço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivair, é uma boa notícia. Porém tentei fazer o procedimento jogando o arquivo MSCOMCTL.OCX na pasta SYSWOW64 e mesmo assim não aparece o controle do listview no VBA. Seria necessário reinstalar o Office?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem o office 365 (2016) de 64 bits, deveria aparecer. Você deve ter o MSCOMCTL.OCX na pasta SYSTEM32 ou SYSWOW64. É importante registrar esta biblioteca com o REGSVR32. Com isso, deve funcionar.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Funciona apenas no Office 2016.
      Veja esta matéria: http://excelmax.blogspot.com.br/2012/06/utilizando-ferramenta-regsvr32.html

      Ivair Ferrari

      Excluir
    2. Veja: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=E8cRIfjetF0

      Excluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari