Barra de Status em Formulário no Excel | Excelmax Soluções e Controles

sexta-feira, junho 22, 2012

Barra de Status em Formulário no Excel

Colocar Barra de Status em Formulário no Excel

StatusBar, Barra de Status, ExcelUm dos assuntos mais procurados em meu site (postagens mais lidas) estão relacionadas com Macros/VBA, em especial desenvolvimento de formulários de cadastros.

Nesta matéria estarei falando sobre um dos objetos que é utilizado na criação de formulários: StatusBar (Barra de Status). Será mencionado algo bastante importante que servirá para o trabalho com outros objetos: os objetos e suas respectivas bibliotecas (DLL, OCX, ...).


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para quem gosta de trabalhar com Excel e VBA (Macros) é importantíssima a leitura e o estudo desta matéria.

Origem dos objetos


Cito aqui apenas alguns objetos que se originam da biblioteca: MSCOMCTL.OCX.

Estes três objetos (e outros não citados aqui) se originam de uma biblioteca (um arquivo) chamada MSCOMCTL.OCX. Muitas vezes, quando tentamos utilizar certas planilhas, que contém certos formulários com este tipo de objeto, podemos ter problemas de não funcionamento (gerando uma mensagem de erro) conforme figura a seguir:

Objeto, erro, excel mensagem, vba, biblioteca











Resolvendo o Problema

- Verifique se o arquivo 'MSCOMCTL.OCX' se encontra em uma das seguintes pastas:

  • Para Windows Seven 64 bits: C:\Windows\SysWOW64\MSCOMCTL.OCX
  • Para Windows Seven 32 bits: C:\Windows\System32\MSCOMCTL.OCX

Caso não encontre o mesmo pode ser encontrado facilmente na Internet. Faça download domesmo coloque-o em uma das pastas de acordo com o seu sistema (32 ou 64 bits).
Para verificar se seu sistema é baseado em 32 ou 64 bits, clique com o botão direito do mouse em 'Computador' e, em seguida, Propriedades. Uma tela com diversas informações será exibida. Procure por: Tipo de sistema: Sistema Operacional de 64 Bits (ou algo parecido).

-  Para fazer o registro desta biblioteca (MSCOMCTL.OCX) ou outra qualquer, proceda da seguinte forma:


  • No Windows Seven, clique em iniciar e na caixa de pesquisa, digite 'CMD'.
  • Quando for encontrado (CMD), clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção: 'Executar como administrador'
  • Uma tela preta aparecerá (tela do DOS). Nesta tela digite a seguinte linha de comando: 'Regsvr32 c:\windows\System32\MSCOMCTL.OCX'. (Para um sistema de 64 Bits, altere System32 para SysWOW64).
  • Uma mensagem de exito será exibida. Caso o procedimento não consiga fazer o registro, uma mensagem de falha será exibida.

Feito o registro da biblioteca (objeto) podemos agora utilizar estes objetos. Em nosso exemplo, vamos incluir um o objeto StatusBar (Barra de Status). Para podermos inserir este objeto, precisamos carregar o mesmo para que possamos incluí-lo no formulário (UserForm). Para fazer isso, siga todas as orientações das figuras (sequenciais) abaixo:

        objeto, MSCOMCTL.OCX, biblioteca, StatusBas, Barra de Status, Excel
Podemos notar que depois de todo o processo mencionado acima, poderemos utilizar um objeto que antes não estava disponível (registrado).

Agora podemos configurar esta Barra de Status (StatusBar) para a utilização em um Formulário (UserForm). Observe a figura a seguir:
            StatusBar, Barra de Status, Excel
Note que podemos fazer diversos ajustes na Barra de Status:

  • Quantidade de Painéis (divisões na Barra de Status);
  • Tamanho de cada painel;
  • Tipo de informação que conterá cada painel;
  • Alinhamento;
  • Entre outras configurações.

Finalizando

Este assunto é de extrema importância para quem utiliza Macro/VBA e seus trabalhos em especial, a parte que menciona sobre o registro de uma biblioteca (objeto).

Eu mesmo já tive mutos problemas relacionados a este assunto e, depois de apanhar muito, acabei aprendendo algumas coisas.

Espero que gostem de matéria e que possa ser de ajuda.
Se desejarem, compartilhem com seu amigos.
Deixem seus comentários logo abaixo.

Obrigado por estar aqui!
Prof. Ivair Claudio Ferrari.

7 comentários:

  1. Professor: Muito boa esta matéria. Já passei por este problema certo dia e não consegui ajustar. Obrigado!Agora sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Consegui ajustar em partes!

    fiquei um tempo procurando uma solução no seu ultimo post sobre isso e tinha desistido de tentar registrar o arquivo. Mas agora consegui.

    O problema é que mesmo seguindo exatamente o que o sr. escreveu, eu não consigo habilitar nenhum dos comandos acima, ele não aparece como escolha num userform por exemplo.


    O que posso fazer para corrigir?

    ResponderExcluir
  3. segui os passos acima para ativar o MSCOMCTL.OCX....MAS NÃO FUNCIONOU... OU SEJA... NÃO CARREGOU O LISTVIEW .... MEU SYSTEM É 64 BITS...

    ResponderExcluir
  4. Funcionou 100 %. Obrigada por resolver um dos nossos problemas aqui na empresa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Realmente é de grande ajuda.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. valeu professor Ferrari, consegui resolver o problema aqui,,,

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari