Utilizando o Objeto ComboBox Preenchido no Excel | Excelmax Soluções e Controles

quinta-feira, março 08, 2012

Utilizando o Objeto ComboBox Preenchido no Excel


Objetos no Excel, objetoNa postagem Trabalhando com Objetos no Excel - ComboBox expliquei como este objeto (ComboBox) pode ser preenchido automaticamente com uma 'Macro' (VBA).

Depois de preencher os objetos com informações, precisamos utilizar (estas informações) para executar determinadas tarefas como gravar, alterar, excluir ou ainda, para executar procedimentos de acordo com o conteúdo deste(s) objeto(s).

UserForm, Combobox
  
Assim como na postagem anterior, ao exibirmos o formulário (objeto: Userform), o evento 'Inicialize' faz com que todos os objetos deste formulário sejam preenchidos desde que, a macro escrita neste evento estejam direcionadas a estes objetos.

Existem muitas maneiras de utilizarmos as informações contidas nos objetos deste Formulário. Neta postagem, vou mencionar alguns exemplos de como isso pode ser feito. A partir destes exemplos, é possível fazer pequenas alterações e, com um pouco de criatividade, pode-se implementar para outras necessidades. 

Objeto Pai e Objeto Filho
Primeiro, vamos verificar como, de acordo com o conteúdo de um objeto, podemos preencher outros objetos com determinadas informações.

Em nosso exemplo, conforme figura logo acima, já ocorreu um auto-preenchimento no objeto 'combobox' com as palavras: Excel, Excel 2010 e Excel 2007 (procedimento executado conforme orientação na postagem Trabalhando com Objetos no Excel - ComboBox).

Vamos fazer agora com que um outro objeto (combobox-filho) seja alimentado pela informação que estiver no objeto (combobox-pai) conforme a figura abaixo:
Tabela, Excel
ComboBox no Excel


Para que isso aconteça, devemos colocar a macro que faz isso no evento 'change' do objeto que contém  o nome dos cursos.



Esta macro (ou código) ficará conforme a figura a seguir:excel, macro, combobox

Explicação: toda vez que selecionamos um curso: 'Excel', 'Excel 2010' ou 'Excel 2007', a campo categoria (CAT) é limpo e preenchido com as informações referente ao curso escolhido (em nosso exemplo). Note na figura 'ComboBox no Excel', que ao selecionar 'Excel2010', apenas os nomes: 'Gráficos', 'Macros' e 'Formatação' foram listados.

Isso ajuda muito pois diminui em muito a quantidade de informações que são inseridas em um combobox. Além de permitir que apenas os dados pertinentes a determinada informação sejam utilizados.

Agora que aprendeu, compartilhe com seus amigos ...
Obrigado por estar aqui e até a próxima postagem ...
Professor Ivair Ferrari.

DownloadPreencher Objeto ComboBox com VBA

3 comentários:

  1. Professor. Consegui de pois de vários testes. Acabei esquecendo de colocar o nome do objeto combobox. Agora funcionou perfeitamente.

    Mais uma que estou craque.

    Grande abraço!
    Solano S.

    ResponderExcluir
  2. Incrível a questão de poder filtrar. Fica muito mais fácil com bases maiores.

    Muito bom !!!

    ResponderExcluir
  3. Estava mesmo precisando de algo do género. Vou testar esta dica dos dou feedback!

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari