Excelmax Soluções e Controles: janeiro 2011

terça-feira, janeiro 25, 2011

Gráfico de Barras com Linhas: Mínimo, Máximo e Média

Gráfico de Barras com Linhas: Mínimo, Máximo e Média

tabela, dados, excel, gráfico, mínimo, máximo, médiaA utilização de gráficos com certeza é uma das melhores maneiras para se apresentar dados numéricos.

Existem inúmeros tipos de gráficos mas, uma coisa deve se levar em conta quando os utilizamos: quanto mais criativos formos, mais bem elaborados os mesmos serão e, com certeza, darão uma melhor visão do que os valores apresentados por eles representam.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Impedir ou destacar a digitação de códigos repetidos

    Algo que me deixa feliz ao passar um pouco do conhecimento que tenho, é quando percebo que, quem está aprendendo, realmente se empenha em aprender e passa a utilizar tal conhecimento para agilizar suas tarefas.
    O exemplo apresentado a seguir, tem a participação de meu amigo: Diógenes Herbert Bagnara.

    Impedir ou destacar a digitação de códigos repetidos:

    Muitas vezes podemos precisar digitar, em uma coluna, números para, por exemplo, um orçamento. Nesta coluna (coluna 'material'), não queremos que os códigos digitados se repitam (ocorram mais de uma vez). Para destacar quando isso acontecer, podemos utilizar a opção 'Formatação Condicional' e, se quisermos impedir que isto aconteça, podemos utilizar a ferramenta 'Validação de dados'.

    No exemplo a baixo, na coluna 'Material', apliquei uma 'Formatação Condicional' que destaca na cor 'preta', os números que se repetirem uma ou mais vezes. A fórmula utilizada (na formatação condicional) para que isto aconteça é a seguinte:
  • =SE(CONT.SE($A$6:$A$18;A6)>1;VERDADEIRO;FALSO)

domingo, janeiro 23, 2011

Brinque com seus amigos !!!

Entendendo o uso de Eventos no VBA


ExcelMax Soluções
Quando trabalhamos com o VBA no Excel (Visual Basic / Macros), precisamos saber e entender várias coisas, pois, dependendo do que queremos fazer, precisamos utilizar determinado recurso disponível.

Por exemplo: Muitas vezes podemos precisar que o Excel, através de uma macro, execute determinada tarefa. O próprio Excel terá que entender que precisa executar certa rotina em determinado momento. Isso é realizado através de um recurso chamado: Evento.

sábado, janeiro 22, 2011

Tabelas ou Gráficos ?¿?¿? - Parte II

    Como mencionado na postagem anterior, uma tabela, apesar de pequena, não nos possibilita fazer uma boa análise. Por quê? Não podemos distinguir facilmente a diferença entre os valores numéricos a não ser que prestemos muita atenção. Já com gráfico a situação fica diferente. Isso devido as diferenças de cores e tamanhos que os gráficos apresentam.
    A tabela mencionada na postagem anterior e inclusa novamente logo abaixo, nos mostra isso. Note que ela apresenta linhas com meses e colunas com anos (com seus respectivos valores).

sábado, janeiro 08, 2011

Função: Extrair Números / Máscara

    Muitas vezes, precisamos tratar o conteúdo de uma célula como, por exemplo, extraindo apenas parte deste (apenas texto, número ou uma parte qualquer).
    Um exemplo comum em acontecer, é quando importamos um texto da Internet ou de um sistema qualquer. Muitas vezes, na mesma coluna, temos um código numérico e uma descrição de produtos. Veja o exemplo (os itens estariam todos na coluna 'A'):
  • 1234 - ProdutoA
  • 4563 - ProdutoB
  • 9999 - ProdutoC