Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte V | Excelmax Soluções e Controles

sexta-feira, março 25, 2011

Criar um Cadastro no Excel com VBA - Parte V

Com esta postagem, dou por encerrado esta série (simples) de postagens sobre “Criar um Cadastro no Excel com VBA”. Com certeza mais a frente, retomarei sobre este assunto, abordando outras situações que envolvam macros. Com o material disposto na série, já é possível, com determinação e bastante estudo, conseguir evoluir e criar o seu próprio cadastro.  nesta postagem é a parte de inclusão e alteração de itens na base de dados. Este exemplo, comparando com os anteriores, sofreu pequenas alterações para um melhor entendimento.

O que foi abordado
   
Que alterações foram estas? Bem, excluí os botões 'Incluir' e 'Alterar' e deixei apenas um que faz a tarefa dos dois: 'Salvar'. Dependendo da situação apenas salva o item ou, se for um item novo, o mesmo é incluso na base.

Como o código identifica se o item deve apenas ser salvo ou ele deve ser incluso na base? Bem: se o campo 'ID' estiver em branco, é o sinal para o código poder identificar que o item é novo e deve ser incluso. Se o campo 'ID' estiver preenchido, o código apenas salva os dados na base.

Na figura abaixo, vemos a caixa cadastro ativa. O item com o 'ID' 1 foi selecionado. Com isso, as informações foram preenchidas em cada respectivo campo. Fiz uma alteração no campo 'Qtdade' e na opção 'Ativo'. Nesta figura, ainda não foi pressionado o botão 'Salvar'. Note que os valores na base (na planilha) e na Lista, ainda são os originais.

 















Após fazer as alterações e pressionarmos o botão 'Salvar', os dados, tanto na base como na lista (do formulário), são alterados. Note isso na figura abaixo.

















No link abaixo, pode ser feito o download da planilha. Analise os códigos que executam cada função: seja ela de consulta, inclusão/alteração (botão Salvar), limpar e sair. Há ainda o evento inicialize que executa de forma automática o preenchimento de alguns campos quando a caixa cadastro é executada.

Download: Cadastro de Produtos - Final

Se ainda não for seguidor do BLOG, está convidado a participar.
Se gostou desta e/ou das outras postagens favor divulgar a seus amigos/contatos.

Contato: ivairferrari@gmail.com - MSN: ivair_metasis@hotmail.com

Nos vemos por aqui ... Até a próxima !!!


3 comentários:

  1. Boa tarde Ivair, parabens pela serie de postagens sobre o cadastro de produtos. Muito interesante, abordou diversos conceitos e com um pouco de criatividade da pra fazer bastante coisas uteis para o dia a dia. Fico muito grato pela atenção e esclarecimentos de minhas duvidas, Ate a proxima!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, apenas penso que deverias manter os botões demais botões. Outra coisa em um breve teste quando lanço novos valores a soma não é atualizada

    ResponderExcluir
  3. Ivair boa tarde, só não entendi como você fez para aparecer a hora e data na barra de status, poderia explicar?

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari