Função: Extrair Números / Máscara | Excelmax Soluções e Controles

sábado, janeiro 08, 2011

Função: Extrair Números / Máscara

    Muitas vezes, precisamos tratar o conteúdo de uma célula como, por exemplo, extraindo apenas parte deste (apenas texto, número ou uma parte qualquer).
    Um exemplo comum em acontecer, é quando importamos um texto da Internet ou de um sistema qualquer. Muitas vezes, na mesma coluna, temos um código numérico e uma descrição de produtos. Veja o exemplo (os itens estariam todos na coluna 'A'):
  • 1234 - ProdutoA
  • 4563 - ProdutoB
  • 9999 - ProdutoC
    Outro exemplo: isso pode acontecer com números de telefones ou documentos. No exemplo abaixo, vemos como uma função desenvolvida em VBA, pode facilmente fazer esta separação (extraindo apenas os números):


   



    A figura ao lado, contém o código da função: ExtrairNumeros.






    Quando criamos, através do VBA, um Cadastro, podemos aplicar esta mesma função para nos ajudar a criar máscaras (você digita números e a função converte no formato desejado) para alguns campos (Números de telefones, celulares, documentos, etc ...)




    Observe na figura ao lado,  um exemplo de cadastro com campos que utilizam a função ExtrairNumeros.

    Quando selecionamos o campo, a função ExtrairNumero entra em ação. Note na figura ao lado como ficou o número de telefone. Ao sair do campo, o formato é reaplicado ou seja, você digita apenas os números e a função (no evento Enter) e o código de saída (evento exit) fazem a formatação. Veja os códigos abaixo. 










   
    Esta mesma função pode ser utilizada para outras inúmeras coisas. Só depende da imaginação. Existe uma imensa vantagem em utilizar funções quando criamos cadastros ou algum controle através do VBA: criamos a função uma vez e podemos utilizá-la sempre que precisarmos.
    Espero que todos possam utilizá-la e que ela seja de ajuda. Se houver dúvidas de seu funcionamento ou de como utilizá-la, fiquem a vontade para entrar em contato. (ivairferrari@gmail.com).

    Download: Função Extrair Número.

Um comentário:

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari