Funções & Formatações - Procura Customizada - II | Excelmax Soluções e Controles

quarta-feira, novembro 17, 2010

Funções & Formatações - Procura Customizada - II

    Existem muitas maneiras de nos enriquecer no sentido de adquirir conhecimento: estudando, lendo, assitindo bons videos, falando com pessoas, enfim, existem muitas maneiras ...
    Agora, falando de meu BLOG: uma das melhores maneiras de enriquecer o conteúdo do Blog, é através da sugestão de quem segue o blog e o visita com regularidade. E é isso que vários usuários tem feito. Tenho recebido vários emails e comentários, com sugestões e dúvidas a respeito de certas postagens. Vou comessar pela solicitação de meu seguidor Wellington e exclarecer melhor sobre apostagem anterior: Funções & Formatações - Procura Customizada.

    Nesta postagem, foi citado um exemplo, onde foi aplicada uma formatação condicional ao intervalo 'B8:D25' destacando com uma cor de fundo amarela e bordas.
    Para que a formatação Condicional funcionasse, foi necessário a inserção de uma fórmula, que, talvez deixou alguns, um pouco confusos, com o que ela realmente faz.
   Veja agora, a explicação de cada parte da fórmula.

  • A função 'E' faz uma comparação entre argumentos e, se todos forem avaliados como VERDADEIRO, retornará VERDADEIRO e, se um ou mais argumentos forem avaliados como FALSO, retornará FALSO.
    • Percebemos que foram feitas duas análises na função 'E':
      • $B$5<>""  -->  VERDADEIRO se a célula que digitamos o Código, Nome ou Telefone não estiver vazio.
      • ÉERROS(PROCURAR(MINÚSCULA($B$5);MINÚSCULA(B8)))=FALSO  -->  A função PROCURAR, faz uma procura sempre a partir da célula 'B5' (pois possue o cifrão ($) que fixa neste local) para ver se encontra uma sequência de caracteres iguais nas células do intervalo selecionado/formatado (B8:D25). Se a função PROCURAR encontrar uma sequência de caracteres igual ao da célula que digitamos, ela retornará a posição desta. Com isso, a função ÉERROS retorna FALSO, pois encontrou a sequência digitada. Percebemos que na função digitada há uma afirmação de que, o que está dentro da função ÉERROS, deve ser igual a FALSO para o resultado ser VERDADEIRO.
    • Com isso, sempre que as duas análises retornarem VERDADEIRO, a formatação condicional será aplicada a célula.
    Para que a Formatação Condicional funcione, podemos utilizar qualquer fórmula lógica que instrua o Excel a fazer aquilo que desejamos. Podemos utilizar diversar funções para ter o mesmo resultado. Segue abaixo, orientação de como fazer isso, utilizando uma outra fórmula com outras funções.
    Esta fórmula com a utilização da função 'SE', faz uma análise da procura através da função 'LOCALIZAR' e se a mesma encontrar uma sequência de caracteres igual ao da célula onde digitamos (B5), ela retornará VERDADEIRO, aplicando assim a Formatação Condicional, caso contrário, retornará FALSO e a formatação não será aplicada.

    Segue link para que os dois exemplos possam ser visualizados.
    Espero ter ajudado.

3 comentários:

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari