Desenvolvendo Software em Excel e VBA - Parte I | Excelmax Soluções e Controles

segunda-feira, julho 02, 2012

Desenvolvendo Software em Excel e VBA - Parte I

ExcelMax Soluções
Com certeza, todos que gostam de utilizar o Excel como ferramenta do dia-a-dia, desejam sempre aprender mais sobre esta poderosa ferramenta.

Excel permite que façamos muitas coisas para o nosso benefício: executar processos, rotinas, diversos cálculos, tudo de forma rápida e confiável. Podemos criar planilhas onde os usuários possam simplesmente digitar informações e o Excel tratará de fazer o restante do trabalho.
Quem, talvez já não tenha pensado em montar um software desenvolvido em Excel e VBA (macros).

A partir desta postagem, estarei explicando isso: como desenvolver um software com a utilização do Excel e VBA.

Nesta primeira postagem, estarei mostrando como fazer para criar:

  1. Uma tela inicial de boas vidas ou propaganda aos usuários;
  2. Uma tela que solicite um Usuário e Senha para que possa acessar o sistema;
  3. Uma tela para:
        - Verificar Usuários cadastrados;
        - Inserir novos Usuários;
        - Alterar a senha dos Usuários;
        - Exluir Usuários cadastrados.
   
ExcelMax Soluções
O nosso exemplo é composto por duas planilhas: 'Controle' e 'Cadastro_Usuários', um 'Módulo' com alguns códigos (macros) e três 'Userforms'. Podemos verificar isso na figura ao lado.

Também vemos que há um código inserido na 'Pasta_de_trabalho' (destaque em vermelho  que inicia um procedimento quando a mesma é aberta (procedimento executado pelo evento Workbook_Open).

ExcelMax, Soluções

Este procedimento oculta o Excel e ativa o Userform 'Carregando', conforme vemos ao lado. Este Userform serve para dar as boas vindas ou fazer uma propaganda, informar os dados de quem foi o desenvolvedor, nome da empresa ou do sistema ...
ExcelMax Soluções


A tela 'Carregando' fica visível por alguns segundos (que podemos definir) e, em seguida, ela desaparece e é iniciada a tela de acesso com os campos 'Usuário' e 'Senha' conforme vemos ao lado.

Digitamos o 'Usuário'  e a 'Senha' e clicamos em 'OK' para que o sistema seja iniciado.
ExcelMax Soluções




Esta é a Tela Incial de nosso exemplo.

Nela, vemos o botão 'Cadastro de Usuários' que da acesso a uma tela (Userform), conforme vemos abaixo.ExcelMax Soluções










Nesta tela, observamos os usuários cadastrados e suas respectivas senhas de acesso.

Podemos Inserir novos usuários, alterar a senha de usuário já cadastrados e ainda, excluir algum usuário que não usará mais o sistema.ExcelMax Soluções





Esta é a planilha que contém os dados com os usuários cadastrados com suas respectivas senhas.
Estes dados são alterados pelo userform anterior, quando utilizamos a opções mencionadas.



Esta é a parte inicial para podermos desenvolver um Software em Excel e VBA. O Módulo e os três Userforms mencionados contém os códigos (macros) que fazem com que os procedimentos funcionem.

Para ter acesso ao arquivo para testá-lo, basta utilizar o link abaixo para fazer o download:
Esta é a primeira parte para a criação de um software em Excel & VBA. Posteriormente estarei colocando novas postagens para as outras etapas.

Confira também: http://excelmax.blogspot.com.br/2013/04/desenvolvendo-solucoes-em-excel-e-vba.html

Até a próxima ...

Professor e Consultor Ivair Claudio Ferrari.


8 comentários:

  1. Começo a ver que criar um software em Excel e Macros não é tão difícil como eu imaginava.
    Estou ancioso e vou visitar o Blogo todos os dias aguardando as próximas postagens.
    Estou espalhando aos meus amigos sobre o Blog.
    Um grande abraço ao meu novo professor.
    Solano!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ivair.Meu nome é Nilson e eu estou tentando criar um receituário em excel vba, porém sou leigo no assunto, o que sei é muito pouco.
    Achei int
    eressante, mas não entendi direito.
    Executei os passos acima mas nada aconteceu.
    Será que é porque meu excel é 2007?
    Quando baixei as userforms, a de tela inicial não estava fullscreen.
    Gostariaa de personalizar, voce pode me passar a senha?
    Ou sera que você pode me ajudar a melhorar o meu?
    Se for o caso, envio ele pra você avaliar.
    Desde ja agradeço e parabens pelo seu trabalho.

    Nilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro amigo Nilson. Peço desculpas pela demora em responder. Favor mande um email que lhe envio a senha: ivairferrari@gmail.com

      Excluir
  3. ivair preciso fazer um sistema me passe o telefone para mim entrar em contato

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, ivair.
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho... Muito bom poder aprender com seus artigos...
    Você poderia passar a senha do arquivo desta aula? Estou tentando desenvolver um sistema e preciso de tela de Login para multi-usuário...
    Desde já agradeço
    Meu email é educfreitas@gmail.com meu whatsapp 21 998398982.
    Obrigado e fico no aguardo de sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Eduardo de Freitas!
      O arquivo desta aula pode ser baixado no link citado e não possui senha dos códigos. O Usuário e a senha para fazer o login, na planilha, são: Usuário: ivair, senha:adm.
      Abraço!

      Excluir
  5. Planilhas super elaboradas do tipo que se possa dizer de um solftware rodando dentro do Excel.
    -Pode ser comercializado?
    -Ele tem o mesmo valor comercial de um solftware desenvolvido dentro de uma plataforma VBA?...

    ResponderExcluir

Seja um participante desta comunidade !
Deixe aqui seu comentário e/ou sugestão.
Obrigado !

Ivair Claudio Ferrari